O ar-condicionado split 12.000 BTUs inverter se destaca por contar com essa tecnologia repleta de vantagens e, além disso, pela quantidade de BTUs. A sigla “BTU” diz respeito à energia necessária para mudar a temperatura no ambiente — algo essencial na escolha do aparelho.
Na prática, os BTUs funcionam como a potência do equipamento e devem ser escolhidos de acordo, principalmente, com o tamanho do espaço a ser climatizado. Além disso, é preciso considerar, ainda, a incidência de luz solar no local e quantas pessoas costumam ficar no cômodo.
Em relação ao tamanho, indicam-se 600 BTUs por metro quadrado em caso de pouca luz solar e 800 BTUs por metro quadrado quando a incidência da luz do sol é maior. Ao cálculo, também somam-se 600 BTUs por pessoa no espaço.
Imagine, por exemplo, um quarto de 16 m², com pouca luz solar, onde dormem duas pessoas. Nesse caso, o cálculo seria: (16 x 600) + 1.200, que resultaria em 10.800. Ou seja, para esse ambiente, o ideal seria escolher um ar-condicionado a partir de 11.000 BTUs para garantir eficiência.